10/08/2016

Os Bebês de Auschwitz

  e arquivado em    

Em 1944, Priska, Rachel e Hanka chegaram a Auschwitz determinadas a sobreviver e a defender a vida dos bebês que levavam em seus ventres. Em Os bebês de Auschwitz, Wendy Holden narra as histórias dessas jovens judias que resistiram bravamente ao horror dos campos de concentração e aos trabalhos forçados na esperança de conhecerem seus filhos. Além de investigar o passado, Holden acompanhou o reencontro de Eva, Mark e Hana, os três sobreviventes nascidos dentro das instalações nazistas.

Holden equilibra a pesquisa rigorosa e a escrita sensível para reconstituir as vidas de Priska, Rachel e Anka antes de 1938, quando Hitler começou a impor restrições aos judeus. Entre o medo do avanço Reich e a esperança pelo fim da guerra, essas mulheres viveram seus primeiros amores, se casaram e sonharam com o futuro de suas famílias apesar do futuro sombrio que se desenhava.

Priska e Tibor, Rachel e Monik, e Hanka e Bernd fizeram tudo ao seu alcance para permanecerem juntos, mas com a deportação para Auschwitz-Birkenau os casais foram separados. Cada uma das mulheres se viu responsável por lutar por sua vida e pela de seu bebê. Elas receberam caridades inesperadas, foram vistas com desconfiança e testemunharam o melhor e pior do que o ser humano é capaz.

Wendy Holden recorreu a entrevistas, cartas e diários, criando um relato comovente, que detalha a eficiência com a qual os nazistas exterminaram milhares de judeus e mostra como pequenos gestos de solidariedade permitiram que várias vidas fossem salvas. Mais que um relato sobre o horror da guerra, Os bebês de Auschwitz é narrativa impressionante sobre o amor materno, a persistência, a coragem e a gratidão.

RESENHA

Os Bebês de Auschwitz

Eu amo ler livros sobre a segunda guerra mundial,então quando cheguei na livraria ,a vendedora que já me conhece,me indicou esse livro ,e só de ler o título me chamou atenção .
Para onde iam os bebês que nasciam em Auschwitz??
Foi com essa curiosidade que comecei a leitura...
O livro nos conta a história real de 3 mulheres que chegam ao campo de concentração grávidas!!
E cada uma em sua agonia e auto-preservação tentam de qualquer maneira se apegar aqueles filhos que crescem em seus ventres atrofiados pela fome e dor.
As histórias se entrelaçam de uma forma ,e o final é surpreendente!!
Por ser uma história real,com fotos e datas,me emocionou ainda mais.
O livro é muito emocionante e merece ser lido!!
super recomendo.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários

  1. Olá Dayse, tenho que dizer que até fiquei arrepiada ao ler sua resenha. Também gosto muito dos livros com histórias da guerra, e essa questão dos bebês nos campos de concentração é realmente muito peculiar.
    Em 2011 tive a oportunidade de conhecer Auschwitz... Fiquei muito curiosa para ler esse livro. Obrigada por compartilhar conosco.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. E como sempre sei que se eu vier a ler esse livro,vou ficar muito emocionada. Principalmente se tratando de uma história real na perseguição covarde aos judeus.

    Triste realidade que não deve ser esquecida. :(

    ResponderExcluir



PRA CIMA!