26/03/2017

resenha O que me faz pular

  e arquivado em    


Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.
 Resenha:
Esse livro de cara de me chamou atenção...pelo título e por saber que tinha sido escrito por um garoto com autismo severo.
Pois é... Naoki Higashida ,conseguiu vencer a barreira da comunicação e escreveu ,um livro onde ele responde perguntas,que todos nós que convivemos com o autismo temos curiosidade de vontade de saber.
Achei super tocante,quando ele descreve como é viver com autismo...a solidão,o preconceito e a rejeição que eles sofrem,até mesmo na família .
Ele nos orienta ,como agirmos com nossos autistas,como entender o que eles querem demonstrar,como não criticar cada pulo,ecolalia ou movimentos das mãos.
Quando li ,pensei: Nossa! Como erro com khadija as vezes,quando ela tem crises de choro,e eu falo,não chora...ou quando ela está rodando e aos pulos ,  e eu falo: para um pouco filha...
Se a gente tivesse ideia do que eles passam dentro de um corpo que parece não pertencer a eles,nós mudaríamos muita coisa.

"Nem sempre dá para perceber só olhando para uma pessoa com autismo, mas nós nunca sentimos que nossos corpos de fato nos pertencem. Eles estão sempre agindo sozinhos e escapando de nosso controle. Aprisionados lá dentro, lutamos o tempo todo para que façam o que mandamos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

"Se uma pessoa sem autismo passa por uma situação difícil, pode conversar sobre isso com alguém ou dar um piti. Para nós, isso nunca é uma opção, já que não conseguimos nos fazer entender. Mesmo quando estamos em pleno ataque de pânico, os outros não percebem o que está acontecendo conosco ou só nos mandam parar de chorar. Imagino que o desespero que sentimos não tem para onde ir e, por isso, preenche nosso corpo por inteiro, tornando nossos sentidos cada vez mais confusos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)
minha filha Khadija ama balançar as mãos perto do rosto e quando li isso aqui,nossa que bom entender isso:
"Balançar as mãos na frente do rosto permite que a luz entre em nossos olhos de forma agradável, filtrada. Quando fazemos isso, a iluminação se torna suave e gentil, como a do luar. Já a luz direta, “sem filtro”, meio que “alfineta” a vista dos autistas com suas linhas diretas e afiadas, pois vemos a luz de forma mais concreta. Isso chega a ser doloroso para os nossos olhos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)
 Percebo em khadija,assim como o Naoki ,que ela também ama está em contato com a natureza,toda vez que eu a levo a praia,clube ou um parque,percebo que ela se perde ali...na imensidão de tudo,e fica calma e a vontade ,como se ali fosse seu lugar.

"No entanto, acho que a nossa relação com a natureza é um pouco diferente da sua. Acredito que o que emociona vocês é a beleza das árvores, flores e outras coisas. Mas, para quem tem necessidades especiais, ela é tão importante quanto a nossa própria vida. É que, quando olhamos para a natureza, recebemos uma espécie de permissão para estar aqui neste mundo e nossos corpos ficam com as baterias totalmente carregadas. Não importa o quanto sejamos ignorados ou rejeitados pelos outros, ela sempre nos dá um abraço grande e caloroso, aqui, em nossos corações." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

O livro é simplesmente fascinante!!
Além de conter uns contos que o Naoki escreve,contos lindos e cheios de poesia e lições profundas.
Nossa,como aprendi com esse livro!!
Tenho certeza,de que ,mesmo quem não tenha nenhuma relação direta com  o autismo,vai se encantar por essa obra.
"Não somos compreendidos e daríamos qualquer coisa para mudar isso. Os autistas sofreriam colapsos nervosos o tempo todo por essa incompreensão se não se controlassem bem. Por favor, tentem entender como somos e o que enfrentamos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

"Para os autistas, viver é uma batalha sem trégua." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)


Muito amor por esse livro!!





Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

3 comentários

  1. Olá,o livro se torna ainda mais lindo e emocionante,tendo sido escrito por quem sabe exatamente o que é ter esse problema.E explicar de forma delicada as razões de agir diferente do que consideramos "normal".
    Os problemas maiores do meu filho são outros. Sgundo a doutora o autismo dele é leve.
    E desde pequeno,ele se sentia incomodado em estar em um ambiente cheio de crianças... O barulho os afeta muito!
    E quando li um trecho da resenha que eles adoram a natureza,lembrei-me dele.
    Ele adora árvores e o som que o vento faz nas folhas. :)

    E como sempre,não tem como não me emocionar...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Day!
    Eu não tenho nenhuma relação direta com o autismo mas fiquei interessada em ler O que me faz pular, parece ser um livro encantador e o melhor, através do Naoki conseguimos entender um pouco desses mistérios, sem dúvida esse livro é algo de muita ajuda...
    Obrigada pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Day!
    Interessante ver como uma pessoa que quase não consegue se comunicar, supera suas dificuldades e chega a escrever um livro que pode auxiliar muitas outras pessoas que estão na sua condição e ainda fala sobre seus sentimentos e traz outros escritos dele.
    Fascinante!
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir



PRA CIMA!