25/04/2017

Resistência

  e arquivado em    

Auschwitz, 1944. As gêmeas Pearl e Stasha têm 12 anos quando desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia. à medida que conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento, tentam confortar uma à outra e criam códigos e jogos para se proteger e recuperar parte da infância deixada para trás. Mas quando Pearl desaparece sem deixar pistas, Stasha se recusa a acreditar que a irmã esteja morta e embarca numa jornada desesperada em busca de justiça, paz e de si mesma. Livro notável pelo The New York Times; Livro do Ano pela Amazon e pela Publishers Weekly; indicação de leitura dos principais veículos de imprensa norte-americanos, Resistência narra, com uma voz poderosa e única, a trajetória de duas irmãs lutando pela sobrevivência em um dos períodos mais devastadores da história contemporânea e mostra que há beleza e esperança até diante do caos.

Um livro forte...triste e chocante .
As barbaridades do Anjo da morte Dr Mengele,narradas pelas gêmeas Pearl e Stasha.
Nada em nenhum filme de terror,poderia descrever o que se passava naqueles laboratórios de Auschwitz ,no comando do médico monstro.
Mengele ,gostava de gêmeos ,de testar até onde alguém pode ser modificado...aguentar ...resistir ...
Achei o livro difícil de ler,pelo tamanho sofrimento das crianças naquele ambiente tão hostil.
" Auschwitz nunca se esqueceu de mim.Implorei para que esquecesse .Mas mesmo quando eu chorei e pedi e murchei ele cuidou de saber o meu número e de contar cada alma como sua propriedade. Nós éramos tão inumeráveis que devíamos ter dominado aquela terra em que pisávamos,transformando-a em nada. Mas aquele pedaço de terra não podia ser dominado.Alguns afirmavam que poderíamos vencê-la se entendêssemos sua perversidade por completo. Mas sempre que começávamos a entender o mal,o próprio mal aumentava.Outros acreditavam que a esperança ia vencer.Mas sempre que surgiam esperanças,vinha junto as torturas.Era nisso que eu acreditava."
O livro fica bastante tenso e triste quando as irmãs são separadas e cada uma segue no martírio de viver naquele inferno.
O final é muito bom,e amei a escrita da autora.
Vale a pena ler.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

3 comentários

  1. Oi, não sei se eu teria coragem de ler esse livro.
    Faz um tempo em que vi uma imagem muito forte e real do que foi feito em um dos gêmeos...Eu chorei tanto, mais tanto,que até hoje , aqui ,escrevendo me sinto mal pela barbaridade e perversidade que vi.

    Sei que o que aconteceu não deve ser esquecido. E é através de histórias assim,que as gerações sempre saberão o que foi feito e que não permitam que tais barbaridades aconteçam novamente.

    Mas infelizmente há o caso da Síria. E não vejo ajuda nenhuma.

    Bem, talvez em outro momento eu leia.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma história com crianças que se passa na segunda guerra mundial! Gosto muito de histórias assim apesar do sofrimento de acompanhar a saga de personagens queridos diante de um destino tão difícil e trágico!
    Vou deixar esse na listinha, porque quero muito ler!
    Beijos! <3
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  3. Dayse!
    Gosto muito de livros ambientados na segunda guerra e se são verídicos, ainda mais, porque podemos sentir em cada palavra a agonia vivida pelas pessoas daquela época e podemos agradecer a Deus por não termos vividos momentos tão cruéis.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir



PRA CIMA!