10/10/2016

Resenha A espiã

  e arquivado em    



Mata Hari foi a mulher mais desejada de sua época: bailarina exótica que chocava e encantava plateias ao se desnudar nos palcos, confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos de seu tempo, figura de passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das damas da aristocracia parisiense. Ela ousou libertar-se do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX e pagou caro por isso: em 1917, foi executada pelo pelotão de fuzilamento do exército francês, sob alegação de espionagem. Em seu novo romance, Paulo Coelho revisita com brilhantismo a vida dessa mulher extraordinária, mostrando ao leitor que as árvores mais altas nascem das menores sementes.


Margaretha Gertruida Zelle

Esse era o nome da menina bonita e que sonhava com uma vida maravilhosa!
Ela desde de cedo conheceu a violência dos homens ,quando foi estuprada na escola pelo diretor.
Nascida em uma época onde se você relatasse um estupro,sua reputação acabaria,ela e muitas meninas da escola escolheram o silêncio...( SOBRE SER ESTUPRADA ,HOJE AINDA NÃO MUDOU MUITO)
Depois desse triste acontecimento ela começa a pensar em casar,e com esse intuito começa a se corresponder com rapazes..um deles,a chama atenção,um oficial que morava em JAVA,o que despertou muito o interesse dela,por poder morar longe e esquecer do passado,com um homem que a amasse .
Porém Rudolf John MacLeod,seu marido muito mais velho que ela,era um homem violento,bêbado que a estuprava e a humilhava...
Neste período ela teve 2 filhos,um deles o menino foi assassinado por sua empregada porque ela também era estuprada pelo patrão.
Mata Hari consegue fugir de Java ,e vai para paris ...la ela começa sua vida como dançarina...porém ela mentia ser uma princesa javanesa e nada ela sabia da dança de Java,ela apenas inventava passos ...
Foi amante de muitos homens que a encheram de jóias e sofisticação .
Porém no começo da 1 guerra foi recrutada como espiã alemã ,e no entanto assim que chegou em paris contou tudo ao governo,achando ela que assim poderia ajudar a frança contra os alemãs.
Existia ,muita inveja,dela por sua beleza e encanto que exercia sobre os homens.
O livro narra,os últimos dias de Mata Hari na prisão antes de ser fuzilada.
Eu achei o livro fascinante ,assim como a vida da nossa dançarina exótica.
Mata Hari foi vítima do machismo e preconceito.
Até hoje não se tem provas concretas sobre o envolvimento dela com a espionagem de fato.



super recomendo a leitura.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. Oi Day,sofrimento é o que define a história dessa mulher.
    Imaginava que ela fosse somente uma espiã.Mas não sabia de nenhum detalhe.

    Bem,gosto dos livros de Paulo Coelho, e essa vai ser uma boa oportunidade de conhecer mais profundamente a histótia de Mata Hari.

    ResponderExcluir



PRA CIMA!