21/11/2017

Os meninos que enganavam nazistas

  e arquivado em    


Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade.

Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita… Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem.




Resenha

1941 a frança é ocupada pelos nazistas...
Joseph e Maurice são judeus,seus irmãos e pai tem uma barbearia ,sua mãe cuida da casa.
No começo parece que nada de tão grave vai acontecer,além das estrelas que foram obrigados a costurar nas roupas e os estabelecimentos judeus marcados ,parece que nada pior pode acontecer...
Porém ,as coisas não saem bem assim...e assim começa a saga de uma família para fugir dos horrores do nazismo.
"-Pai queria saber : o que é um judeu?
Dessa vez meu pai acendeu a luz,o pequeno abajur verde da mesa de cabeceira de Maurice.Gostava dele,irradiava uma claridade difusa e confortável ,que não veria mais.
Meu coçou a cabeça.
-Pois bem joseph,fico muito sem jeito de te dizer,mas,no fundo,nem eu mesmo sei muito bem."
Todos tiveram que partir,primeiro os irmãos mais velhos,depois Joseph e maurice ,e por último papai e mamãe.
A saga desses irmãos é incrível ,toda a luta pela sobrevivência,fugas e toda a astúcia de se passarem por não judeus.
O mais emocionante é que é uma história real contada por Joseph.
O livro até já virou filme,mas preferi ler primeiro ,pra depois assistir.
Eu poderia escrever horas sobre esse livro tão lindo!! Mas acho que vale muito a pena o leitor descobrir cada detalhe dessa história tão tocante.
Se tiverem oportunidade ,leiam,assistam o filme,pois vale muito a pena,apesar de que garanto que lhe fará chorar um pouco.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

6 comentários

  1. Day,só de assistir o trecho do filme,dá até um nó no peito.
    Não conhecia o livro ,assim como também não sabia sobre o filme.
    Mas tenho certeza que vou me emocionar bastante se eu vier a ler. Sabendo ainda que a história é real,tudo se torna mais envolvente.

    Fiquei curiosa em conhecer a história desses irmãos,dessa família. :)

    ResponderExcluir
  2. Dayse!
    Gosto muito dos livros ambientados na 2ª guerra e na época do naxismo e achei bem interessante o entrosamento deles e como faziam para se disfarçarem e não serem judeus...
    Quero assistir o filme também.
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Day!
    Não costumo ler livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, é que sou uma manteiga derretida e esse período sempre me deprime, por isdo eu não leria Os meninos que enganavam nazistas e nem assistiria ao filme... mas não tenho dúvidas de que essa é uma ótima dica para quem gosta do gênero...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Esse livros que se passam nas guerras sempre me deixam muuuito emocionada!
    Havia visto esse lançamento, e fiquei louca para ler.
    Sei que vou chorar muito, mas parece realmente valer a leitura e as lágrimas!

    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. nosssa amo esses livros que se passam na guerra , concerteza vou ler esse livro que não apesar do livros ter mais detlhes que o filme não me emociono tanto com o livro, entao vou ler e quem sabe um dia ate assistir ne?
    Obrigada pela dica! a capa do livro tambem e maravilhosas

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro ler livros que são escritos durante a segunda guerra mundial o que se passa durante essa época e Esse livro me chama muita atenção por se tratar de um romance em si e sim sobre um drama entre irmãos que tentam sobreviver durante essa época e isso realmente chamou minha atenção

    ResponderExcluir



PRA CIMA!