09/06/2017

O Dono Do Morro

  e arquivado em    

"O dono do morro é a história impressionante de um homem comum forçado a tomar uma decisão que transformaria sua vida. Como António Francisco Bonfim Lopes, um jovem pai trabalhador, se transformou em Nem, o líder do tráfico de drogas na Rocinha? A partir de uma série de entrevistas na prisão de segurança máxima onde o criminoso cumpre sentença, Misha Glenny narra a ascensão e a queda do traficante, assim como a tragédia de uma cidade. Da inundação do Rio de Janeiro pela cocaína nos anos 1980 à situação atual que embaralha voto, armas, política, polícia e bandidagem, a apuração impecável de Misha Glenny revela cada peça de um complicado quebra-cabeças."

Resenha
"Nem não é nenhum modelo de virtude, mas também não é nenhum demônio. É um homem vivo e inteligente, agora se aproximando dos quarenta anos. Tivesse recebido uma educação decente, não há a menor dúvida de que teria sido um empresário de sucesso sem nenhum registro policial." (from "O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio" by Misha Glenny, Denise Bottmann)

Um livro muito interessante para quem se interessa pelo tema.
Uma grande reportagem,sobre como as quadrilhas do Rio agem e movimentam o negócio mais lucrativo do mundo,que é o tráfico de drogas.
Baseado ,na vida do Nem da Rocinha,que conta sua história de garoto pobre,pai trabalhador e depois o mergulho no mundo do crime.
O que mas é interessante é de como a personalidade de Nem ,era digamos "sensata " e organizada.
Nem ,caiu no mundo do tráfico pelo desespero de ajudar sua filha que sofria de uma doença rara.
Não venho aqui justificar a vida de um dos maiores traficantes do Brasil. Mas ver a história por outro ângulo nos ajuda a entender ,a vida de jovens favelados do Rio de janeiro.
O livro,também conta a história de outros traficantes do alemão,como lulu,saulo e bibi bandida.
Achei a leitura muito interessante,livro muito bem escrito e faz você entender muita coisa sobre as favelas cariocas e o serviço da polícia nessas comunidades.
Super recomendo esse livro.
"caminho que leva os garotos a entrar nessa carreira é bem conhecido. Os guias são indóceis: desemprego, testosterona, consumismo e carência — carência de figura paterna, de escola, de Estado e de um futuro. Na era da globalização, vivem cercados por imagens de glamour e bens materiais. Nas favelas, para muitos só há um caminho para chegar a tais coisas: o dinheiro do tráfico." (from "O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio" by Misha Glenny, Denise Bottmann)
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

4 comentários

  1. Oi Day,também não estou justificando a atitude dos traficantes, mas sabemos que que a situação de quem está na linha da pobreza , não é fácil não!
    Principalmente quando se é jovem, e que deseja o tênis da moda, a roupa da moda... E assim que se começa tudo! :/

    Bem, não tenho certeza, mas acredito que a história da Bibi traficante, está sendo retratada na personagem da atriz Juliana Paes.

    Achei o livro bem interessante!

    Mais uma ótima dica!

    Bjs. 😚

    ResponderExcluir
  2. Dayse!
    Sempre bom ver um livro que relata fatos reais ainda mais baseado na história dde alguém que era centrado e passa para o mundo do crime, se tornando um dos chefes do tráfico de drogas na comunidade.
    Gostaria de poder ler esse relato.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É preciso já ser sábio para amar a sabedoria.” (Friedrich Schiller)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu realmente o livro é bem interessante, te faz ver a vida dos traficantes de um ângulo diferente, de uma outra forma mas mesmo assim não sei se leria porque por mas qué tenha uma vida difícil sempre tem uma solução para tudo isso e não entrando nessa vida.

    ResponderExcluir
  4. ola
    eu partcularmente nao sou muito chegada de livros aasim gosto muito das suas resenhas acho perfeitas
    mais ate que gostei desta historias pois gosto muiot quando se trata de fatoes reaus

    ResponderExcluir



PRA CIMA!