09/11/2018

holocausto brasileiro

  e arquivado em    

Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade.
Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

RESENHA:


"Mas o fim dos pacientes não será o último capítulo da história que apenas começa a ser revelada. Se o Colônia foi o que fez mais vítimas no país, cerca de 60 mil brasileiros entre 1930 e 1980, a tragédia que ele produziu" (from "Holocausto brasileiro" by Daniela Arbex)

Uma tragédia brasileira,um dos piores genocídios em nome da razão e preconceito.
Quantas vidas inocentes perdidas ,quantas mães separadas de seus filhos,desumanização e morte.
Colônia era o lugar pra onde levavam os indesejados,as mulheres que foram estupradas e os pais não queriam assumir,os jovens que fossem rebeldes,pessoas com algum tipo de transtorno mental...
Um lugar de morte...
Crianças,adultos,comendo comida estragada,dormindo em capim,comendo fezes ...
O livro é totalmente revoltante e absurdo.
Todos sabiam o que se passava ali...
Anos de negligência e abandono.
Eu fiquei muito emotiva lendo o livro,pois sou mãe de uma menina com deficiência mental severa, e penso se fosse minha filha em uma situação dessas?
A cada dia luto contra manicômios ,que são depósito de gente indesejada pela sociedade.
Um livro,duro,mas que deve ser lido ,para nos tirar da nossa ala de conforto , e ver como algumas minorias sofrem...tinha gente la ,internada porque era homossexual!!
Gente quanta barbaridade .

"Tragédias como a do Colônia nos colocam frente a frente com a intolerância social que continua a produzir massacres: Carandiru, Candelária, Vigário Geral, Favela da Chatuba são apenas novos nomes para velhas formas de extermínio. Ontem foram os judeus e os loucos, hoje os indesejáveis são os pobres, os negros, os dependentes químicos, e, com eles, temos o retorno das internações compulsórias temporárias. Será a reedição dos abusos sob a forma de política de saúde pública? O país está novamente dividido. Os" (from "Holocausto brasileiro" by Daniela Arbex)
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. Me senti extremamente condoida , quando assisti uma reportagem sobre o tratamento dado às pessoas com necessidades especiais neste lugar terrível.:(
    Eu concordo plenamente com você, quando nos diz que esse livro precisa ser lido por todos.
    Que histórias como essas , sempre sirvam de alerta pelas barbaridades cometidas.
    E o mais triste, é que absurdos semelhantes ainda hoje acontecem 😥

    ResponderExcluir



PRA CIMA!