04/10/2017

Grandes esperanças

  e arquivado em    


“Grandes Esperanças” é, sobretudo, um romance de redenção e perdão de seus protagonistas. Narra a história de Philip Pirrip, ou simplesmente Pip, órfão criado pela irmã num ambiente de pobreza, desde os seis anos, quando cometeu seu primeiro crime: ajudar Abel Magwitch, um fugitivo da prisão, a escapar da polícia nas charnecas. Pip vive na casa de sua irmã mais velha, casada com um ferreiro do vilarejo. São pobres, mas não miseráveis, porém, o que aflige Pip, e seu cunhado e único amigo Joe Gargery, é a truculência com que são tratados por Mrs. Joe, que inferniza a vida de todos que a cercam. 

Por intermédio de seu tio, Pip consegue emprego na mansão na Miss Havisham como garoto de companhia; lá, conhece Estella, filha adotiva de Havisham, o advogado Mr. Jaggers, Herbert Pocket e outros parentes da velha senhorita. Ela o dispensa quando este ingressa na puberdade. A vida de Pip é radicalmente alterada, logo após Pip deixar os serviços de Miss Havisham, quando Mr. Jaggers o informa que um misterioso benfeitor anônimo financiará sua educação em Londres para torná-lo um cavalheiro e que este benfeitor deixará sua fortuna para Pip, que passa a contar então com grandes esperanças ou expectativas. Sua mudança para Londres, o esforço para tornar-se um cavalheiro, as grandes esperanças e certos dilemas morais tornam este romance de Dickens leitura inesquecível. 

Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos. O leque de temas abordados em “Grandes Esperanças” é amplo: além do crescimento, do amor não-correspondido e da ascensão social, há questões envolvendo a justiça, o racismo, a escravidão, o alcance do Império Britânico e a colonização. As “Grandes Esperanças” do título revelam a ironia e a maestria de Dickens ao narrar o desenvolvimento da história: ao mesmo tempo em que elas são o norte e o guia para o futuro do jovem Pip, transformam-se no elemento que o transformam no futuro. 

Resenha:



"“Bem, voltemos a esse rapazinho. Tenho a comunicar-lhe que há grandes esperanças para ele.” Joe e eu perdemos o fôlego, e olhamos" (from "Grandes Esperanças (Edição Bilíngue)" by Charles Dickens, Fabio Cyrino, Doris Goettems)

Grandes esperanças é um clássico que sempre tive o desejo de ler. E quando iniciei a leitura,já me senti arrebatada pelo pequeno Pip.
Pip ,é orfão,perdeu ainda cedo os pais ,e ficou com sua irmã,uma mulher de gênio muito forte,daquelas que praguejam o dia todo.
Pip,era muito ligado ao marido da sua irmã o Joe, eram como pai e filho. Joe um homem simples,sem estudo,porém trabalhador e honesto,a pessoa mais amorosa desse livro.
Pip ,tinha uma vida muito simples,fadado a seguir a profissão de ferreiro como Joe,até que que um dia lhe pedem para visitar uma velha muita rica,que morava em sua cidade.
Essa velha tinha sérios problemas depressivos ,depois de ser enganada pelo seu noivo ,quando era jovem... se trancou em seu quarto e não esquecia sua mágoa.
Pip ,logo se sentiu muito atraído pela jovem menina Estella,filha de criação da velha.
Mas ,Estella sempre foi muito fria,e fazia pouco caso do Pip,pelas suas condições sociais.
Pip começou a sentir muita vergonha da sua pobreza.

"É a coisa mais infeliz sentir vergonha de casa." (from "Grandes Esperanças (Edição Bilíngue)" by Charles Dickens, Fabio Cyrino, Doris Goettems)

Enfim...a vida de Pip dá uma reviravolta !! Um benfeitor misterioso lhe deixa dinheiro ,e exige que ele se mude para a cidade grande,para estudar e se tornar um homem importante.

"“Fui instruído a comunicar-lhe”, disse Mr. Jaggers, apontando o dedo de lado para mim, “que ele entrará na posse de uma bela propriedade. Mais ainda: que é o desejo do dono atual dessa propriedade, que ele deixe imediatamente este lugar e a sua vida atual, e seja educado como um cavalheiro. Em resumo: como um jovem de grandes esperanças.”" (from "Grandes Esperanças (Edição Bilíngue)" by Charles Dickens, Fabio Cyrino, Doris Goettems)
Mas,mesmo vivendo na riqueza e com tantas novidades Pip ,nunca esqueceu Estella ,que raramente a via,nas grandes rodas sociais.
Pip se afastou muito da família,pois sua nova condição,exigia dele ,muitos compromissos ...e assim Pip ,foi abandonando tudo que para ele na infância parecia tão miserável.

"Nenhum trapaceiro na face da terra nos engana tão bem quanto o trapaceiro que existe em nós," (from "Grandes Esperanças (Edição Bilíngue)" by Charles Dickens, Fabio Cyrino, Doris Goettems)

O que posso falar sobre esse livro, é que é uma lição de redenção ,arrependimento e amor.
Um livro forte e delicado,um livro apaixonante.
Eu fiquei muito maravilhada com o Pip,pois acho que todos nós,temos parte de Pip dentro de nós.

"era tão pequeno e inocente ali, e o mundo lá fora era tão grande e desconhecido, que de repente, dando um profundo suspiro, rompi em lágrimas. Foi junto ao poste com as setas indicadoras no final da aldeia, e então pus minha mão sobre ele, dizendo, “Adeus, meu velho e querido amigo!”" (from "Grandes Esperanças (Edição Bilíngue)" by Charles Dickens, Fabio Cyrino, Doris Goettems)

"Deus sabe que nunca devemos nos envergonhar das nossas lágrimas, pois elas são a chuva que dispersa a poeira ofuscante da terra, que recobre nossos corações empedernidos. Senti-me melhor depois de ter chorado – mais pesaroso, mais ciente da minha própria ingratidão, mais humano. Se eu tivesse chorado antes, Joe teria vindo comigo." (from "Grandes Esperanças (Edição Bilíngue)" by Charles Dickens, Fabio Cyrino, Doris Goettems)

É realmente um clássico que temos que ler um dia.
Não vou mais dar detalhes...pois esse livro tem que ser descoberto .É um tesouro.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

3 comentários

  1. Oi,apesar do livro ser um clássico,ainda não sabia nada sobre essa história.
    E parece ser muito bom o enredo do livro!
    Pip,até então um menino humilde ,e provavelmente muito humilhado,muda de vida e esquece completamente de quem verdadeiramente o amou.
    Bem,assim eu imagino! 🤔
    E acredito que ele terá que percorrer um longo caminho para descobrir o que importa na vida.

    Fiquei contente com sua dica!
    Existem tantas histórias maravilhosas,que precisam ser redescobertas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Dayse!
    Faz tempo que não leio uma resenha de um clássico da literatura. Ultimamente os romances e livros fantásticos da atualidade dominam nos blogs e fico bem feliz em ver que ainda existem leitores de clássicos.
    E ainda melhor ver que o livro escolhido traz esperança e fala de assuntos, que mesmo escrito há décadas, ainda são tão atuais.
    Análise bem feita.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Day!
    Não conhecia Grandes esperanças e confesso que faz tempo que li algum clássico, mas sinceramente, a trama desse livro não me interessou tanto, não curto histórias sobre amor não-correspondido - a Estella parece bem nojentinha, né?! rsrs - e não fiquei curiosa para conhecer a história do Pip...
    Abraços!

    ResponderExcluir



PRA CIMA!