23/04/2018

Vozes transcendentes

  e arquivado em    

Desde Liniker, passando por Johnny Hooker, as Bahias e a Cozinha Mineira, Linn da Quebrada, Rico Dalasam, Luana Hansen e outros artistas com grande destaque, o cenário musical LGBTQI nunca esteve mais em evidência. Porém, o entretenimento não é o único objetivo desses artistas ao subir nos palcos. Suas letras, seus gestos e atitudes vêm em defesa de algo muito maior: o respeito às questões de gênero.Nesta coletânea de entrevistas, o leitor poderá mergulhar no universo desses artistas e conhecer as nuances da fama, as dificuldades, preconceitos e barreiras que eles enfrentaram para conseguir chegar ao mercado massivo da música brasileira.
A função do artista é questionar seu tempo, usar sua arte e o espaço que lhe é concedido para agregar em questões como o preconceito, em todas as suas vertentes, cravar minha bandeira no coração dos machistas, lutar pela liberdade sexual, liberdade de expressão, uma nação livre é uma nação feliz! Encorajar as mulheres, gays e negros a seguir em frente apesar das adversidades. Se eu tivesse poder eu curaria a mentalidade dos que nos oprimem. Tenho em meu coro vozes de grandes artistas da nova geração que perpetuarão a minha luta! Eles também me representam, assim como eu a eles. Com cabeça erguida, coluna ereta e orgulho no peito sigamos em frente! - Elza Soares
"Como diria Clarice Lispector, "a palavra é o meu domínio sobre o mundo"! O nosso! Aqui são todas cantantes encantadoras de palavras. Vozes a inspirar militâncias, a transpirar lutas. Pessoas de verdade, fazedoras trans/travestis, negras, gordas, bichas, lésbicas sempre futuristas! Categorias identitárias que se entrelaçam e sobre as quais brotam outras substâncias. Todas convictas. Obrigada por pluralizarem a música popular brasileira!" - Magô Tonhon, transativista e mestranda em estudos culturais pela Universidade de São Paulo
"A importância de se sentir representado em vida na literatura está em saber que o conhecimento é espelho das abruptas transformações que estamos vivendo, e que a consciência pode - e deve - acompanhar o ritmo." - GLORIA GROOVE

RESENHA:




Assim que vi esse livro eu pensei:
PRECISO LER IMEDIATAMENTE !!
E assim fiz,comprei sem hesitar.
E simplesmente ,até agora foia a leitura mais válida do ano.
O livro conta um pouco da trajetória de alguns artistas da nova cena da MPB brasileira
Que não só representa uma mudança,como a voz dos que não são ouvidos.
Em um país onde se tem o maior índice de assassinatos de LGBTS ,crimes de transfobia ,esse livro vem em uma hora onde estamos passando por uma fase super obscura ,com tanto ódio a diversidade e o colonialismo da direita conservadora que impõe que o certo é as relações entre homens e mulheres ,e tudo que passar disso é uma aberração.

" Esses artistas subvertem as fronteiras de gênero,transitando entre o espectro masculino e feminino ,ou adotam um visual andrógino.Assim como também assumem abertamente sua identidade de gênero e orientação sexual,diferentemente de seus predecessores . Trata-se de um movimento que não foi programado por uma reunião de artistas ou pensadores. É um movimento espontâneo ,que pipoca por todos os lados,da margem para o centro  e não tem meias palavras ao colocar o dedo na ferida da sociedade.
Provocam a ocupação de espaços conservadores ,como mídias tradicionais,grandes locais de shows privados ou públicos ,e tencionam o sistema .
Ou "CIS"Tema,que é patriarcal ,heternormativo e branco."
Ao longo da leitura,vamos nos despindo da nossa falta de conhecimento das questões de gênero e vamos percebendo a importância desse movimento nos dias de hoje.
A autora nos faz acompanhar um pouco as vidas dos artistas como a Liniker ,como o Johnny Hooker ,Linn da quebrada,entre outros.
São histórias fascinantes e algumas tristes,sobre a descoberta do gênero,o preço a ser pago e sobre a descoberta artística .
É com certeza um livro que deve ser lido por todos,pois ajudará bastante a mudar o modo que olhamos para a comunidade GLBT.
Para mim ,foi mais um ganho,pois amo essa causa ,e apesar de não ser de certa forma meu lugar de fala,eu posso ajudar combatendo o preconceito e esclarecendo sobre a questão de gênero que ainda é tão ignorada e vista de modo errado por tantos.
Super recomendo esse livro,pois é uma leitura libertadora.
Meu amor e admiração a escritora Larissa Ibúme ,por partilhar conosco esse livro maravilhoso.
Obrigada a todos esses artistas que eu já era grande admiradora por nos mostrar um pouco de suas vidas.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

3 comentários

  1. Que coisa maravilhosa esse livro Dayse, também fiquei SUPER interessada em ler. Essa nova geração de artistas LGBTS é realmente talentosa demais!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Day,sei da sua luta constante em defender todos que sofrem preconceito de alguma forma.
    E imagino como à leitura desse livro foi especial para você.
    Acho que é importante conhecer a história de cada um desses artistas,para dismetificar todo e qualquer preconceito que sofrem,por ser como são.
    Ninguém tem o direito de julgá-los.

    Bjs 😊

    ResponderExcluir



PRA CIMA!