A comovente história da adolescente negra começa em uma pequena cidade na Geórgia nos Estados Unidos em 1909. Celie, uma jovem com apenas 14 anos é violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de engravidar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã. Ela é doada por seu pai a Sinhô, que a trata mais como escrava do que como esposa. Grande parte da brutalidade com que Sinhô a trata provêm por alimentar uma forte paixão por Docí Avery, uma sensual cantora de blues, que foi sua amante e tem grande influência na vida de Celie. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas, a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem, primeiramente com Deus e depois com a irmã, Nettie, que se tornou missionária na África. Conforme a trama se desenvolve, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma linguagem bastante peculiar de uma “quase analfabeta”.
RESENHA
Um dos livros ,mais lindo,cheio de emoção e forte que já li.
Não é atoa que ganhou tantos prêmios e virou um filme de grande sucesso.
Celie ,desde que criança é abusada e maltratada pelo homem que ela conhece por pai.
Ainda ,muito nova ,teve dois filhos do pai,e ele mesmo se livrou das crianças ,sem Celie saber o paradeiro.
Celie é obrigada a casar com um viúvo ,cheio de filhos ,que ela chama de Sinhô ,e logo a irmã dela temendo abusos ,também vai morar com ela.
Mas ,nada dar certo ,e a irmã dela é expulsa por Sinhô,que fica enfurecido pois ela não cede as suas investidas.
Quando Shug Avery ,uma ex amante de Sinhô,vai morar com eles,a vida de Celie começa a mudar.
Shug se apega bastante a Celie ,e ambas passam a ser amigas e confidentes.
Shug,começa empoderar Celie ,e isso muda muito a vida dela
"Os pecadores se divertem mais, eu falei. Você sabe por quê? ela perguntou. Porque você num fica o tempo todo se preocupando com Deus, eu falei. Não, num é isso, ela falou. A gente fica sim muito preocupado com Deus. Mas depois que a gente sente que Deus ama a gente aí a gente quer fazer o melhor que pode pra agradar ele com o que a gente gosta de fazer. Você tá me dizendo que Deus ama você e que você nunca faz nada por ele? Quero dizer, nunca vai na igreja, canta no coro, alimenta o pastor e tudo isso? Mas se Deus me ama, Celie, eu num tenho que fazer tudo isso. Só se eu quiser fazer. Há um porção de outras coisa queu posso fazer queu espero que Deus goste. Que coisa? perguntei. Ah, ela falou. Eu posso ficar deitada só adimirando o queu tô vendo. Ser feliz. Me divertir. Bom, isso sim é que tá me parecendo blasfêmia. Ela falou, Celie, fala a verdade, você alguma vez encontrou Deus na igreja? Eu nunca. Eu só encontrei um bando de gente esperando ele aparecer. Se alguma vez eu senti Deus na igreja foi o Deus queu já tinha levado comigo. E eu acho que todo o pessoal também. Eles vão pra igreja pra repartir Deus, não pra achar Deus." (from "A cor púrpura" by Alice Walker)
O livro ,trara bastante do preconceito racial,da questão religiosa e sororidade entre as mulheres.
Um livro ,que mostra relacionamentos abusivos ,e a superação dos mesmos.
Muita coisa acontece ao longo dos anos ,e posso dizer ,que vibrei,torci e chorei ,junto com a Celie e com sua Irmã a muito desaparecida.
Gente o livro é maravilhoso!!!
"A coisa queu acredito. Deus tá dentro de você e dentro de todo mundo. Você vem pro mundo junto com Deus. Mas só quem procura essa coisa lá dentro é que encontra. E às vez ela se manifesta mesmo se você num tá procurando, ou num sabe o que que tá procurando. Os problema fazem isso pra maioria das pessoa, eu acho. A tristeza, nossa! A gente sentir que é uma merda." (from "A cor púrpura" by Alice Walker)
Leiam ,é um livro muito bom,super realista e um verdadeiro exemplo de vida.
Olá Day,assisti o filme mas sinceramente não sabia que era baseado em um livro.
ResponderExcluirE que história!
A vida de Celie é tão difícil que dá aflição de ver tanta maldade com alguém tão ingênua.E mesmo que não fosse!
Como te disse ,é uma novidade para mim conhecer esse livro.
Assim que der ,pretendo ler. 😃
Dayse!
ResponderExcluirNão li o livro ainda, mas já assisti o filme e por sua resenha, o filme parece bem fiel ao livro.
O que gostei mais, além dos temas fortes abordados, foi a questão das cartas...
Gostaria de ler o livro.
“Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!