A Fome é um livro construído a partir de histórias de pessoas que trabalham em condições bastante precárias para mitigá-la, daqueles que usam o alimento como meio de especulação financeira provocando fome em muita gente. Para entendê-la e narrá-la, Martín Caparrós viajou pela Índia, Bangladesh, Níger, Quênia, Sudão, Madagascar, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Nestes países, encontrou pessoas que, por diferentes motivos — secas, miséria, guerras, marginalização —, passam fome. A Fome tenta, sobretudo, destrinchar os mecanismos que fazem com que quase um bilhão de pessoas não comam o que precisam. Incômodo e apaixonado, é uma crônica que faz pensar, um ensaio que relata e um panfleto que denuncia a pressão de uma vergonha incessante.
"E,entretanto ,o mundo continua aí,tão bruto,,tão espantoso como de costume.Ás vezes penso que tudo isto é,antes de mais nada,feio.
Repugnam a qualquer um as formas de percepção da grosseria de pessoas possuindo,desperdiçando sem pudor aquilo de que outras precisam desesperadamente .Não é mais uma questão de justiça ou de ética,é pura estética.Digo: tentar fazer com que o mundo não continue sendo tão horrível .
A humanidade deveria sentir,pelo que fez com ela mesma,esse desassossego que tem o criador quando dá um passo para tás,olha a sua obra e vê uma porcaria. Eu conheço .
Este é um livro sobre a feiura,a mais extrema que posso conceber. Este é um livro sobre o asco- que deveríamos ter por não tê-lo.
Comecei a ler esse livro e pensar a cada página e capítulo ,em que espécie de seres somos...ou nos tornamos.
Enquanto pessoas morrem de fome no mundo todo,as vezes até mesmo no nosso bairro,o que a gente faz para ao menos não desperdiçar ?
É totalmente desesperador saber,que a cada minuto que se passa,alguém morre de fome...
Na maioria das páginas o autor coloca a frase:
Como podemos viver com isso caralho?
O livro também nos esclarece muitas coisas,como infelizmente alguns lucram com a fome ,a miséria...
Conhecemos através dele relatos de pessoas de muitos países,onde a fome é algo comum para seus habitantes.
É um livro pesado ,triste ,porém de extrema importância .
Posso dizer que ele mudou totalmente minha visão de mundo.
Meu Deus,
ResponderExcluirque tristeza tamanha uma mãe deve sentir,ao não ter o que dar ao seu filho(os) faminto.
Essa leitura deve ser extremamente difícil... Um choque de realidade.